Wednesday, May 25, 2016

Contestatários, e ainda bem!

     Contestatário Grande
      "Hoje fui o herói da turma, mãe!"
      "Porquê filho?"
       "Sabes, a professora queria marcar trabalhos de casa e nós explicámos que, apesar de ser feriado, era a nossa primeira comunhão e que era dia de festa e que não tínhamos tempo e que hoje eram ensaios na catedral, mas ela, mesmo assim insistia porque vamos ter testes para a semana e isso...toda a gente lhe estava a pedir que abrisse uma excepção e só desta vez, mas nada... então eu disse-lhe: professora, faça como entender, se quiser marcar, marque, mas eu NÃO os faço! Depois começaram todos a bater palmas e a apoiar-me...."
      "E o que decidiu a professora, filho?"
      "Disse que, então, os que tinham comunhão amanhã, faziam o TPC só no fim de semana, os que não tinham comunhão no feriado, faziam na mesma hoje... e eu não achei lá muito bem porque se havia dispensa era para todos"

      Contestatária Pequena
      Temos, na cozinha, um pequeno placard branco com os dias da semana, onde está escrito o nome dos miúdos, para que saibam, em cada dia, quem levanta a mesa, sem termos de estar a ouvir "eu fui ontem", "eu fui duas vezes seguidas", "hoje não, amanhã tu!". 
      A Maria não sabe ainda ler tudo, porém já decifra há muito tempo os nomes de toda a gente cá em casa e reconhece também os dias da semana, por forma que a estratégia funciona! 
      Hoje, no entanto, no fim de jantar, como dissesse MARIA no espaço da quarta-feira, pôs-se em cima da cadeira, sorrateiramente, em silêncio e de sorriso nos lábios e pôs-se a escrevinhar, enquanto nós estávamos distraídos à conversa. Depois, voltou a sentar-se e, com cara de caso, disse:
       "Mãããe, já viste que já encontrei o marcador deste quadro?"
       A meio de uma conversa, despachei-a "Foi? Boa Maria, ainda bem!"
     E ela, porque nós não estávamos a perceber ou a VER, voltou à carga: "E agora já posso ESCREVER com o marcador ali, não é, mãe?"
      Foi aí que eu reparei e deu risota total. Safada! Tinha escrito PEDRO por cima de todas as MARIAS, ganhando com a emenda a total imunidade laboral!

No comments:

Post a Comment