Friday, December 9, 2016

Estudar com os Filhos

Imagem relacionada
Tal e qual como cá em casa (tirando o sorriso no rosto!)
      Era daquelas coisas sobre as quais eu dizia "nunca" ... e como diz o ditado...

     Não era bem "nunca", mas lembro-me de "gozar" com uma colega que dizia coisas do género:

"este sábado não posso, tenho de estudar Ciências com a mais nova";
"Domingo à noite não dá, tenho de estudar Matemática com a mais velha".

Ela alinhava na brincadeira e, às vezes já dizia:  
"Não posso, tenho teste de Português".

Muitos intervalos impliquei com este tenho!!!! Tens não, dizia-lhe eu, tu já fizeste o básico há muito tempo. Quem tem são elas.... era o que me fazia falta, pois eu não estou para isso!! Eles que estudem, que eu também fiz pela vida. 

Como em tanta coisa na vida, "Never say never!"
A vida dá muitas voltas. Hoje entendo-a, perfeitamente - e sigo-lhe os passos. Desculpa, amiga - tinhas razão!

Tenho como desculpa o facto de, naquela altura,  eu estar a anos luz de ti. Eu tinha vinte e cinco anos, não tinha marido, nem filhos, nem expectativas de que alguém a quem se ama mais do que à vida  (um filho) brilhasse. A minha órbita era eu mesma: ler o que me apetecesse, ir ao ginásio, sair  à noite de vez em quando. 
Hoje, as tuas filhas, por quem sacrificaste tanto da tua juventude, são jovens bem sucedidas. Com futuros promissores e brilhantes. (Deus as abençoe!)  - Tinhas razão, amiga! 
É preciso acompanhá-los muito. Não apenas por motivos académicos, mas porque isso reforça vínculos que serão para a vida. Estou certa de que hão-de lembrar-se do apoio, do esforço comum, das vitórias e dos retrocessos, sempre connosco...

 Este feriado tocou-me História de Portugal. Custou-me acordar cedo, para que o Pedro ficasse com a tarde livre para o convívio do futebol, mas valeu a pena. Gostei de rever tudo aquilo (saudades e orgulho do nosso passado!!!!) o miúdo estava consciente das coisas.

 No entanto, fiquei mesmo com a sensação de que aquilo é muita fruta para miúdos de tão tenra idade!!!! Quer dizer, o teste abrangia desde a formação de Portugal (Desde os primeiros povos até ao Condado Portucalense) até à segunda Dinastia, incluindo ainda todos os ossos e músculos do corpo humano!!! UFFF! 
(Parêntesis lólico = o meu filho nunca se esquece da "tíbia", por eu lhe ter contado que era essa a minha nomeada no segundo ciclo!!!!!)

Converso com uma mãe amiga, sobre isso. 
"É a terceira vez que estou a tirar o  primeiro ciclo e eu podia jurar que cada vez tem sido mais difícil."

Ela ri e concorda:
"Sí, es que los niños no están preparados para aquellos conceptos! Son muy nuevos!" 

(Penso, reflexão importante, vindo de alguém cuja profissão é lidar com o cérebro humano. A minha intuição estava certa e é agora validada cientificamente )

Responde ainda, com graça:
"Yo, por acaso, no! Esta história não habia estudado!" ( espanhola, de nacionalidade)

No comments:

Post a Comment