Monday, December 12, 2016

Mentes brilhantes!

Resultado de imagem para brilliant kids, clipart     Ao chegar a casa, o Pedro despachou os TPCs de matemática em três tempos (coisa rara!). Não gosto que passem muito tempo em frente a ecrãs e sugeri-lhe que lesse um pouco. Pegou no livro que estava quase a acabar "Uma Aventura no Porto" e sentei-me a ler "Lua de Mel no Irão", ao lado dele. (Tudo a ver, mas adiante!)
     Lá me ia comentando a leitura: " Da próxima vez que formos ao Porto, podemos ir à Ribeira, mãe?"... "Sim, filho!"... "E à Torre dos Clérigos?"... "Está bem! Logo se vê!".
    De repente, chega ao frontespício do último capítulo e começa-se a rir.
     "Ora, as senhoras autoras chegam ao final do livro e pensam...uhmm, que nome haveremos de dar a este capítulo? Ora, bem, o que é que vamos fazer? É o... é o... falta-me a palavra... Já sei! É o desfecho! E, então, não estão para se chatear a escolher mais um nome para o capítulo e adivinha como lhe chamam?... Desfecho!"
     Ri-se, ri-se; prolonga a piada. Acho-lhe graça. Miúdo com espírito crítico e sentido de humor!


      A Maria quis comprar uma bandelete com umas antenas de rena para uma dança que vai fazer na escola. Compra uma nos Chineses. É em plástico e, aparentemente, dará luz ao ligar um botãozinho minúsculo na parte detrás. 
      Os dois adultos que lhe guiam a vida (ou nem por isso!!!) não atinam nem conseguem pôr aquilo a funcionar, enquanto disparatam sobre possível falência de pilha, sobre o facto de se dever ter experimentado na própria loja em frente à vendedora, para comprovar se funcionava, uma vez que agora dificilmente a trocarão, entre outras achegas absolutamente inúteis e tentativas de activação do dispositivo... em vão. 
      Durante todo o processo (que terá durado uns escassos dois minutitos) a Maria, calada, observa atentamente a bandelete nas nossas mãos. Preparámo-nos para a consolar "Olha, filha, deixa lá! É gira na mesma, só que não vai brilhar!"
      Ela pega no objecto, com ar triunfante e simultaneamente condescendente para connosco (os tais adultos orientadores!), move uma peça, uma película branca minúscula de uma ranhura para outra, accionando assim o dispositivo de iluminação. "Não funciona, não funciona! Claro que funciona! É só mudar isto para aqui e já está!"
      E já está! O que a ambos passou completamente ao lado! Miúda perspicaz e despachada!

No comments:

Post a Comment