Wednesday, September 2, 2015

Regresso à escola - 10 pormenores irritantes(e algumas verdades inconfessáveis) para as mães

Frases de boas vindas para alunos, volta às aulas
O verão escoa-se, os dias encurtam, não tarda os pequenos voltam à escola, um regresso cheio de emoções para pais e filhos. Aqui vão dez verdades inconfessáveis que as mães não revelam à luz do dia:

1) O insondável mistério dos lápis de cor
Todos os anos, pelo menos desde o pré-escolar (3 anos de idade) que compramos uma caixa de pelo-menos-doze lápis de cor. Por que razão transcendental, na altura de (re)construir o estojo, só nos aparecem cores descasadas, cinco pretos, um laranja, dois ou três amarelos e, impreterivelmente, os brancos todos de todas as colecções e marcas que fomos comprando?

2) O impiedoso poder do marketing
A gente vai ao supermercado comprar cenouras e...booom! Um corredor carregado de material escolar cor-de-rosa-lilásico de um lado e azul-vermelho-preto do outro. São prateleiras e prateleiras de Doras, Princesas Sofias e Doutoras Brinquedos VS Homens-Aranha, Hulks e Invizimals e, claro, este ano, Minions. A gente bem tenta convencê-los de que o super kit fantástico do Pingo Doce (que por cinco euros resolve o assunto- desde a mochila à borracha) é espectacular e a condizer, mas dificilmente vencemos as Minnies, Frozens e Violettas! Desconfio que os Star Wars me vão perseguir em pesadelos até à páscoa!
Os pais de meninos mais crescidos não suspirem de alívio. Para vocês há toda uma conspiração de O'Neill, Replay, Billabong, EastPak, Rip Curl, QuickSilver e Converse para ensombrar as mentes tortuosas dos vossos adolescentes! Boa sorte! Este ano, pelo que percebi, há ainda uma parafernália de opções que vos vai fazer desesperar só para escolher a Mochila! Há mochilas com relógio incorporado, com divisória para portáteis, com  colunas, com auscultadores, com Leds e com Power Bank! Ah...a vingança serve-se fria... riam-se agora do Jake e os Piratas na Terra do Nunca!

3) A lista de material escolar
Se fossem só canetas, borrachas e cadernos, a gente não se irritava. Há, porém, tintas e pincéis, compassos, réguas e esquadros, plasticina, marcadores, máquina de calcular, dicionário... sei lá, um dia destes ainda nos pedem que eles levem o verniz de gel para aplicar às professoras! Depois admiram-se que algum inteligente tenha inventado os trolleys para poupar as costas aos gaiatos! Já para não falar em toneladas de manuais escolares, com respectivos livros de fichas e de exercícios... Na era do digital, cada vez que um filho meu vai à escola, abate-se uma floresta!

4) As sapatilhas nunca são suficientes
Ou os pés lhes cresceram à custa das bolinhas de Berlim ou foram torneios intermináveis pelos relvados e quintais mais próximos, um verão inteiro a romper sapatilhas!

5) Roupas
Mas a roupa minga toda com o sol ou as crianças esticam cada vez que dão um mergulho? Voltar à escola é perceber que não há saia que agora não fique "mini" ou calças que não se tenham tornado "capri"(pelo tornozelo) - o que, tudo bem, este ano até está na moda! No entanto, há um critério que se impõe: eles têm de conseguir respirar dentro das T-shirts que ficaram justas ou dar um pontapé na bola sem romper os calções no rabiosque...

6) Rotinas
Depois de um verão de excessos, mergulhos, brincadeiras e desoras até trememos só de imaginar que vamos ter de os ter vestidos, pequeno-almoçados e sorridentes a horas certas na sala de aula. A gente bem se convence que tem de os ir habituando à rotina uns dias antes, mas isso só antecipa o sofrimento...

7)  Almoço
A escola tem cantina, aí os menus são planeados equilibradamente e os nossos filhos nutrem-se com sopa, peixe, legumes e fruta. Ou não. Copos entornados, feijões a voar, o tilintar de talheres e tigelas de estanho por trás dos gritos ensurdecedores dos putos que aprenderam bem a lição em casa: não se fala de boca cheia... berra-se! E daí? Cantina significa alimentá-los menos uma vez por dia do que nas férias! O saldo para os pais é positivo. 

8) Lanches
A gente sabe que devem ser saudáveis e variados. Até aposto que algumas de nós cortam cenouras aos palitinhos e fazem espetadas de fruta fresca e colorida ...em Setembro. Em bom abono da verdade, até ao Natal já nos rendemos ao leite escolar (afinal é pouco achocolatado!) e à comodidade dos Manhazitos embalados...vencem-nos pelo cansaço.

9) Reuniões de pais
Quem inventou a expressão "mãe galinha" estava a pensar no sentido ultraprotector que as mães têm em relação às crias.... e não no ambiente galináceo e cacarejante das reuniões iniciais de ano lectivo em que todas querem os pintainhos na carteira da frente...

10) Amigos
Todas queremos os nossos filhos bem integrados e saudáveis, mas não vale escolher-lhes os amigos ou invadir-lhes o recreio a toda hora. Como é que reagiríamos se eles nos dissessem "Tens de partilhar a tua nova carteira Louis Vuitton com a Joana porque ela é tua amiga" ou "Porque não emprestas o teu bâton à Filipa que é tão tua amiga?"

11) Horas de sono
No nosso mundo ideal temos crianças a dormir 10h por noite, tranquilas, a ir para a cama de livre vontade de pijaminhas bem vestidos e dentes lavados, com historinhas contadas em abraços e orações da noite bem rezadas. Todas sabemos que isto é uma miragem nos primeiros dias de aulas. O mais certo é haver resistência para ir dormir, pinchos de excitação, lutas de almofadas, birras, lágrimas e mesmo insónias de ansiedade. Mais uma vez: o início do ano lectivo é terrível!

12) Despedida
Deixá-los no portão da escola, no primeiro dia de aulas, a temida separação, as lágrimas de despedida... e a fantástica sensação de liberdade que aquele toque nos traz!!!




No comments:

Post a Comment