Monday, November 30, 2015

A lógica dos (meus?) miúdos

As nossas agendas são diametralmente opostas às deles. Os nossos timings e prioridades divergem. A forma como vemos o mundo é distinta. A nossa linguagem é carregada de simbolismos, nuances, imagéticas. Eles levam tudo à letra. É demasiadamente flagrante que a lógica dos filhos é diferente da dos pais. Ou será só a dos meus?

1- É lógico que ao fim-de-semana acordem às oito em ponto e que segunda-feira nos vejamos gregas para os tirar da cama!

2- A água, para uma menina, só sabe bem num copo cor de rosa! Evidente!

3- E vai ser tão mais saborosa quanto maior for a vantagem milimétrica em relação ao copo do  irmão!

3- E, claro, não importa que haja um garrafão de sete litros de água em frente do nariz, a primeira coisa que fazem assim que se sentam à mesa é alinhar os copos para ver se - ah! ousadia das ousadias! - o pai (aquele vilão) ousou dar vantagem milimétrica a algum dos dois!

4- Pim pam pum é um critério tão válido como qualquer outro, mesmo nas decisões mais difíceis. Estranho é que os adultos não façam uso dele!

5- As poças de lama e os charcos de água da chuva berram pelos pés dos nossos filhos. Para que saltem, pinchem e se esfreguem. Da mesma maneira que a geada que se acumula no vidro do carro está a gritar para que façam lá desenhos, a pedir dedinhos infantis ou mesmo línguas...

6- É absolutamente evidente e inquestionável que o culpado é sempre o outro. Seja porque "Eu já estava aqui primeiro"ou porque "Foi ele que começou" (em uníssono) ou ainda porque "ele é que anda a..." ou "ela tem a mania de..."
   Com dois anos de idade, a ser desfraldada, a Maria já tinha percebido as regras do jogo: quando chegou tarde de mais à sanita e molhou as cuequinhas afirmou sem hesitar - "Foi o Pêdo!"

7- A roupa em cima da cadeira não é sinónimo de desorganização. Na lógica do meu filho "ela está aí para eu não me esquecer que tenho de a arrumar!" ??????????????????

8- "Cada um para o seu quarto" não é uma resolução de conflito aceitável para nenhuma das partes. Eles podem descabelar-se, engalfinhar-se e gritar, mas se os separámos gritam "nããão". Qual é a lógica? Quanto mais me bates, mais gosto de ti?

Por outro lado, nada do que é óbvio para nós parece ser claro para eles...
 
9-  "Por favor, pára com essa gaita cujos guinchos repetidos incessantemente durante os últimos 15 minutos me estão a levar à loucura!"- "Porquê?"
    
10-  "Não deves dizer à senhora do parque que está gorda nem velha" - "Porquê?"
     
11- "Por favor, cala-te um bocadinho que me dói a cabeça" - "puqué que eu num poxo falar? 
    
12-   "As cortinas não servem para a gente se pendurar ou enroscar nelas..." - "Não?"
     
13-  "Olha que lindo! O ecrã cheio de leite! Lindo!" - "Não, não é lindo..."
     
14-  "Quantas vezes já te disse para não mexeres aí?" - "Cinco." 

LÓÓÓÓGICO!
    



No comments:

Post a Comment