Tuesday, October 13, 2015

CARN(E) aval*

No dia em que uma amiga minha mudou a sua imagem de perfil (é assim que se diz?) numa rede social, a perplexidade tomou conta de mim. Por uns momentos, vá. Já tenho quarenta anos. Já só se me arrebita  um cantinho da pálpebra da alma, sem se espantar toda, claro está. 
A miúda é mais nova que eu, cruzamo-nos um ano, na dança de escolas que a nossa carreira traz. Simpatizámos, ficámos "amigas" no face. Agradava-me o seu espírito jovem - pareço uma velha a falar, mas, de facto, naquela altura estávamos em diferentes estádios das nossas vidas, isso era até motivo de riso entre nós. Quando nos encontrávamos de manhãzinha cedo para partilhar boleia, ela com os olhinhos inchados de adolescente a quem a noitada pesa e a cama reclama, eu com os olhinhos inchados de mãe a quem a amamentação nocturna pesa e a cama reclama, ríamos com o nosso descubra-as-diferenças da rotina matinal. "Olha, eu hoje quase nem conseguia abrir os olhos para me maquilhar!" "Percebo, de manhã é difícil, eu também já vesti dois corpos com fraldas e roupas de mola, dei biberões, fiz lanches e estendi uma máquina de roupa!".
Agradava-me o seu espírito jovem, dizia eu, e percebem agora ao que me refiro - à sensação de que tinha mais cem anos do que ela!!!Demo-nos bem. A miúda era alegre, vivaça, tinha um sentido de humor extraordinário e perspicaz, alinhava comigo, tinha sempre um sorriso aberto. Um doce. 
A dança das escolas a trouxe e a levou, não perdemos contacto, entendemo-nos pelo face. Gosto das publicações dela, continuo a achar piada às mesmas coisas que ela, emociono-me com posts sobre as suas viagens - mais uma jovem portuguesa que teve de buscar emprego além fronteiras, invejo-lhe a juventude dos posts de farras com amigos, comezainas e sol, gosto de a saber bem, com a mesma alegria de sempre. 
Um dia vejo-lhe a foto alterada e, sem moralismos, porque o que mais há é gente desnuda na internet, penso "que é que lhe deu?"... é que aquilo não batia certo com a ideia que eu tinha dela, a ver se me entendem, teria sido alguém que, por brincadeira, lhe tinha conseguido fazer aquela partida? Assim de repente não a estava a imaginar a expor-se assim, parecia-me que nada tinha a ver com a pessoa que eu havia conhecido. Não me interpretem mal, cada um vive a vida como quer, usa a sua imagem como entende, isso não me perturba. Era só a desadequação entre a percepção que eu tinha daquela pessoa e aquela imagem. 
Não resisti perguntei-lhe por mensagem "o que é que te deu". Com o seu típico sentido de humor desabafou-me ser apenas uma foto de carnaval, que substituiu no minuto seguinte assim que percebeu que nunca tinha tido uma publicação tão popular!!!
Deixa lá, amiga, é carne-aval ninguém leva a mal!


*título brilhantemente sugerido e gentilmente cedido pelo meu entendidíssimo- nestes- assuntos marido

No comments:

Post a Comment