Saturday, June 3, 2017

De como eles nos colocam no lugar

Hoje estava a ajudar a Maria a fazer umas revisões de Estudo do Meio. 
Fiz uma cevada e pousei-a em cima da secretária pequenina dela, enquanto trabalhávamos. A dada altura derrubei a caneca e fiquei furiosa com aquilo - limpar mesa, desviá-la, limpar parede, chão, tomada de electricidade, enfim, um incómodo.
Fui escorrer o pano várias vezes, praguejando, e, quando regressei para retomar o estudo disse-lhe qualquer coisa do género:
"Vamos lá, minha menina, venha lá continuar a ficha!"
Ela não gostou nada da minha irritabilidade (da qual eu não estava a ter consciência) e chamou-me a atenção para o facto de estar a tratá-la na 3a pessoa (claro que não mo disse por estas exactas palavras, mas já não é a primeira vez que se zanga com este aspecto).
Dei-lhe razão, pedi desculpa. Ela não tinha tido culpa nenhuma do acidente e não merecia a agressividade do trato. Tão simples quanto isto. "Venha Maria" em vez de "anda filha" e a minha pequena a percepcionar a injustiça. Obrigada Mary, a mãe não estava a ter consciência do erro.

No comments:

Post a Comment