Sunday, February 14, 2016

Expressão

  «No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Tudo foi feito por ele; e nada do que tem sido feito, foi feito sem ele.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.»
(João 1:1-4)

 
      No outro dia ouvi um homem dizer a outro homem que era seu irmão: "só te estou a dizer isto  porque te quero bem. Preocupo-me contigo e gosto de ti." Achei que era bonito, que era um salto civilizacional. Tantas gerações de homens que não choraram e foram formatados para ser duros e mudos. Tão duro há-de ter sido o colete de forças cultural que, durante décadas deve ter sido difícil, para muitos, verbalizar o que havia dentro. Beijar. Abraçar. Quanto mais dizer. De forma que, me parece, ainda hoje, que para muitos homens a expressão dos afectos é ainda uma linguagem nova. A tactear. Bem hajam e desbravem, sem medo, a sensação há-de ser libertadora.
      Sou mãe de um pequeno homem. Gostaria que viesse a alcançar a expressão que o aproximará do outro e lhe apaziguará a torrente de emoções que traz no peito. Nem sempre é fácil. Há palavras pesadas. "Saudade". "Perdoa-me". "Sim". "Tenho medo"."Ajuda-me". "Amo-te", em certos momentos. Pesadas. Espero que possa com elas, o meu homenzinho, para que o seja com letra grande.
      Sou extremamente verbal. Considero a palavra uma dádiva. Imaginar-me numa situação em que a expressão me fosse vetada é, para mim, aflitivo. Uma ditadura. Um país estrangeiro sem tradutor ou intérprete. Uma situação em que não pudesse passar a minha mensagem; fazer-me ouvir. Por isso não alinho nas assumpções de inerência , no não-vale-a-pena-ele-já-sabe. Expressar (amor) é libertador para quem emite e impulsionador para quem recebe. Empowering para ambos.
      Claro que há muitas maneiras de dizer amo-te. "À homem." - pago-te uma cerveja; queres vir tomar um café?; vou contigo... mas dizer. Dizer. Não tem preço. Gosto de viver num mundo em que os homens também dizem "Preocupo-me contigo e gosto de ti". O Verbo é divino.


No comments:

Post a Comment