Tuesday, June 9, 2015

Cenouras sem sal!


Se me perguntassem, qual é, na sua opinião, o alimento menos apropriado para dar aos seus filhos durante um torneio no intervalo dos jogos, eu juro que a resposta seria BATATAS FRITAS. Gordura e sal. Para ir correr, de seguida, sob um sol intenso. Pior do que isso só se fosse mesmo bacalhau com natas, mas aparentemente dessa ainda ninguém se lembrou (deixa-me falar baixo para não dar ideias). 
Batatas fritas, então. E mães que blasfemam, ameaçam e agridem, com palavras e sal. 
Atrás de mim, com ar anafado, um homenzinho pequenino (daqueles tão pequeninos que não chegam com os pezinhos ao chão quando se sentam numa cadeira... não me levem a mal, mas essa imagem sempre me deu vontade de rir!). O homenzinho pequenino descasca amendoins com mãos roliças. Nas mãos dele os amendoins parecem gigantes. Descasca, descasca, descasca. Rilha, rilha, rilha. Estende-se sob ele (muito abaixo dos pezinhos a balançar) um manto de cascas de amendoim. Acho mal, não tenho nada com isso. 
A minha pequena rilha com a mesma voracidade a cenoura aos palitinhos que lhe trouxe num tupperware. Docinha, a minha pequena, a ficar com um halo alaranjado à volta dos lábios e a rir-se e a falar de boca cheia de pedacinhos cor-de-laranja (pouco me importa se leva tracinhos com o novo acordo ortográfico ou não, não hão-de ser os hífenes que descoloram os pedacinhos deliciosos na boca da minha pequena). Subitamente, toda a equipa ataca os palitinhos de cenoura, para desespero da minha Maria a quem os cinco aninhos e o apetite voraz dificultam a partilha. Rilham, rilham, rilham. Uma mancha de equipamentos amarelos e azuis de cenouras na mão para desespero da minha Maria, dizia, pasmo de uma bancada mastigante de lixo alimentar e, confesso, para meu gáudio. Amanhã trago um saco delas, uma para cada um - a ver se me vingo das mães-batata-frita e do homenzinho dos pés no ar!








No comments:

Post a Comment