Thursday, July 16, 2015

NÃO me BERRES

A mãe que ferve em mim quando o meu filho responde torto tenta segredar à mulher madura que sou que, um dia, esta tenacidade, esta audácia há-de ajudá-lo na vida. Pode vir a ser líder, a ter voz própria, a saber dizer que não aos outros e a fazer valer a sua vontade. 
No entanto, nesta fase, isso está tão longe do que esperámos dele, perturba tanto as nossas rotinas, a nossa tranquilidade que me leva ao desespero.
Viver assim com um menino desafiante pode tornar-se extenuante e comprometedor do equilíbrio familiar. Sinto, muitas vezes, que é um inferno. Que não estou à altura do desafio que é educá-lo na liberdade de ter vontade própria, mas uma que respeite os outros e que não se faça agressiva ou desadequadamente. 
Não gosto que resmungue e se queixe de tudo, que seja ingrato, mal agradecido, ego-centrado. Nunca está satisfeito com nada, nunca dá valor a nada. É triste e injusto para nós, por mais que façamos, nunca está feliz. 
Não gosto que seja tão pouco cuidador da irmã, que a não tolere, que não ceda. Pelo contrário, disputa tudo como se tivessem a mesma idade, não condescende minimamente, não abdica, tudo taco a taco...
Não gosto da falta de colaboração connosco, da falta de boa vontade. Um castigo para as rotinas diárias (vestir, lavar dentes, comer). Um sacrifício para pequenas tarefas (levantar uma mesa, fazer uma cama...). Um tsunami para nos acompanhar ao café ou para ir às compras.
Não gosto da desobediência, do confronto directo, da atitude desafiante. "Faz Y"; "Não faço"... pergunto-me de onde vem tanta hostilidade, tanta desavença...
Não gosto que se atire para o chão a berrar, em qualquer situação, em qualquer lugar, perante qualquer público, devido a um contexto antagonizante ou uma frustração.

E perco a cabeça... demasiadas vezes, muitas mais do que gostaria. O que gostaria... Gostaria de ajudar o meu filho a encontrar a sua voz que não fosse sussurrante, nem aos gritos, mas clara e assertiva. Queria que ele comunicasse connosco da forma que nem eu, às vezes, consigo comunicar....

No comments:

Post a Comment