Sunday, September 25, 2016

Tesourinhos de Agosto

 Notas de Verão que não podem ficar por registar:


1) "A vantagem de ser pequenina é que consigo passar nestes espaços apertadinhos", diz a Mary, a esgueirar-se por baixo da pressiana, para a varanda, a fim de sacudir a toalha de mesa.

2) Pum. Bati a porta com a chave lá dentro. Felizmente o Pedro tinha o tamanho e a agilidade adequados para se esgueirar pela janelinha ....
"sempre quis assaltar uma casa!" diz ele, feliz, ao abrir-nos a porta de casa!

3) Um bicharoco qualquer na casa de banho. Eu e o Pedro, em pânico, a chamar pelo pai.
O pai, lá de baixo: "Que é que foi?"
Ela, de sorriso escarnecedor nos lábios:  "Traz uma espingarda!"

4) Viagem para o Algarve, alvorada. O Pedro olha pela janela do carro e exclama:
"Olha o pôr da lua!"

5) Tardinha à saída da praia. "O sol estava a boiar no mar..." (Mary)

6) Eu, após os primeiros dias de mergulhos no mar:
"Tenho os ouvidos cheios de água, não ouço nada!"
Ela, muito alto e a rir-se:
"F**se!"
Eu, escandalizada:
"Então, Maria?"
Ela, trocista:
"Disseste que não ouvias nada!"

Solução para tudo




Vamos ao parque, pela tardinha.
Aproveitar as abébias aos trabalhos de casa que a primeira semana proporciona.
O Pedro arranca mais cedo - privilégio de ser irmão mais velho. Vai indo sozinho, bola debaixo do braço, boné na cabeça, alegria nos lábios.
Ela faz questão de levar a boneca (coisa rara, mas deu-lhe para aquilo) e a bicicleta. Explico que não vai conseguir carregar aquilo tudo e que não estou disposta a carregar por ela - já levo a água e o meu livro. Diz que não faz mal, que lá se arranja.
Passa o percurso todo da ida a tentar equilibrar a boneca na baique, nem sempre com sucesso, mas emendando a posição e fazendo raciocínios em voz alta, para si própria. (já percebeu que a mim não pode recorrer!)
No regresso a casa, lá lhe pergunto, rendida à evidência da dificuldade, se quer que segure na boneca, enquanto pedala.
"Não é preciso. Eu arranjo sempre solução para tudo!"
Como de facto. Enfia a boneca debaixo da t-shirt e arranca, sorridente!

Tuesday, September 13, 2016

A Maria vai à escola!

Amanhã a Maria inicia a vida escolar. É um grande passo na vida da nossa pequenina!
Ela está eufórica - há quinze dias que tem os materiais prontos, folheia saboriosamente os manuais, fala da escolinha dos grandes e há dois dias que dorme abraçada à mochilinha da Frozen.

Tem o estojo carregado da ilusão que, para ela, é a escola!
Ela própria o artilhou com canetas, lápis, borracha, afia, tesoura e cola. Faltava a cola. Andou uma semana a chagar-me a cabeça com a cola que, evidentemente, faltava para as colagens que a sua ilusão imagina ser a Escola. 

Vai ter um balde de água fria, mas, de qualquer maneira, lá lhe comprámos o stick da UHU para as parcas colagens que, eventualmente, irá fazer, entre a carrada de tarefas, trabalhos, letras, números e tudo o resto que lhe vão injectar no cérebro. 

A Maria, quando for grande, quer ser pintora. 
Desde muito cedo, revelou um espírito criativo e dado às artes plásticas. 
De sua lavra, sem a influência de ninguém, surrupia tudo o que é lixo cá de casa para os seus projectos, a que chama "trabalhos". Cones do papel higiénico, caixas dos ovos, papéis de embrulho, tecidos e farrapos. 
Claro está que esses procedimentos espelham em muito as práticas do pré-escolar, mas o desenho e a pintura são mesmo um talento natural nela. Adora reproduzir ilustrações -copia por cima as capas dos livros ou imita, a olho nu, os brinquedos e bonecos favoritos. Eu, que sou uma nulidade no traço e o pai, a quem também não se conhecem dotes desenhantes, consideramos essa habilidade extraordinária, particularmente porque nunca a estimulámos em particular. A ver vamos.

De momento, arranca-nos um sorriso embevecido, e algo triste, perceber que a sua expectativa do que é a escola pode sair... ligeiramente... gorada!

É um misto de emoções, pequenina, ver-te ansiosa por esta nova etapa, felizes porque progrides e avanças, mas simultaneamente um pouco tristes porque é o início do adeus à tua infância mágica. Oxalá a escola responda ao teu sonho e não aniquile a tua paixão.

Boa sorte, pequena!